Sobre a Revista

Foco e Escopo

 

A Revista Compolítica é uma publicação semestral da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política cujo objetivo é contribuir para a reflexão e o tratamento crítico de questões relativas à confluência desses dois campos. Com esse fim, a revista atua como espaço de circulação da pesquisa e do pensamento acadêmico, estando aberta à participação de pesquisadores, nacionais e internacionais, vinculados às áreas afins. Essa participação se dará por meio da publicação de artigos, ensaios, resenhas de livros e entrevistas inéditos. As temáticas a serem abordadas na revista estão conectadas com o debate desenvolvido no campo acadêmico de maneira geral e de interesse público, com ênfase nas linhas que compõem os grupos de trabalho da Compolítica (Comunicação e Democracia; Mídia e Eleições; Comunicação Institucional e Imagem Pública; Internet e Política; Comunicação e Sociedade Civil; Cultura Política, Comportamento e Opinião Pública; Políticas de Comunicação; Jornalismo Político;  Propaganda e Marketing Político). Somente serão aceitos artigos que tenham entre seus autores um mestre ou um doutor.

 

 

Políticas de Seção

Apresentação

Apresentação da edição, feita pela Equipe Editorial, correlacionando os artigos publicados em cada número.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo de autor convidado

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Seção aberta para contribuições vinculadas à área de Comunicação e afins, versando sobre temas na interface entre comunicação e política. Serão publicados os artigos aprovados pela Equipe Editorial e recomendados pelos pareceristas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Serão publicadas resenhas de livros acadêmicos, nacionais ou estrangeiros, pertinentes ao campo da comunicação e da política e suas áreas afins, lançados recentemente. As resenhas submetidas serão avaliadas pela Equipe Editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

A seção tem como objetivo abrir espaço para o diálogo com pesquisadores de reconhecida trajetória acadêmica. As entrevistas serão avaliadas pela equipe editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Desk-Review

Os artigos submetidos à Revista Compolítica são avaliados previamente pelos editores da revista, que verificam se estão de acordo com diretrizes, foco e escopo da publicação. Uma vez aceito pelos editores, o texto é enviado aos avaliadores externos.

 

O Desk Review garante que os conteúdos publicados na Revista Compolítica obedecem às diretrizes gerais e escopo do periódico, e agiliza o processo de avaliação por pares.

 

Peer-Review

O corpo de avaliadores da Revista Compolítica conta com pesquisadores renomados da área, entre integrantes do Conselho Editorial da revista e pareceristas ad hoc. Cada artigo é apreciado sempre por dois avaliadores, selecionados de forma a adequar tal escolha aos interesses temáticos do autor. De acordo com os comentários emitidos pelos avaliadores, o texto poderá ser aceito, aceito com ressalvas ou rejeitado. Em caso de empate, um terceiro avaliador é contatado para garantir o equilíbrio do processo. A decisão final acerca da publicação do mesmo será tomada pela Equipe Editorial, com base na análise prévia feita pelos pareceristas.

 

O processo de avaliação costuma girar em torno de quatro a seis meses. Ao final desta etapa, o autor é novamente contatado e informado a respeito da decisão. Em caso de aceite, o autor ganha novo prazo para ressubmissão do artigo, já incorporando as eventuais alterações recomendadas pelos pareceristas. O texto é, finalmente, encaminhado para a revisão final e subsequente publicação.

 

Online-First

Uma vez aceitos para publicação e revisados, os conteúdos são encaminhados para uma diagramação prévia, e publicados imediatamente. Após a consolidação da edição, os artigos publicados em regime "online-first" são alterados para comportar nova paginação, de acordo com a ordem dos demais conteúdos publicados na edição.

 

Com a adoção deste regime, os artigos publicados ganham em agilidade no tempo de resposta entre a submissão e a publicação, e na circulação de seus resultados.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Autores não são cobrados nenhum tipo de cota para participação, submissão ou publicação de seus materiais junto à revista.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Próximos números

 

A Revista Compolítica recebe artigos em regime de fluxo contínuo, durante todo o ano. As edições são semestrais e geralmente publicadas em junho e dezembro. Por conta do período decorrido para a avaliação dos textos submetidos, os artigos enviados até março e setembro de cada ano são escalados para as respectivas edições seguintes.

 

Termo de responsabilidade e conduta para a publicação

 

Este periódico adere aos princípios do Comitê Científico sobre a Ética em Publicações (COPE). Os termos de conduta relacionados abaixo indicam as atribuições de responsabilidade, direitos e deveres de cada instância dos envolvidos no processo editorial da Revista Compolítica.

 

Responsabilidade dos Editores

Os editores são responsáveis por:

  • atender as necessidades de autores e leitores;
  • constantemente perseguir índices satisfatórios de qualidade do periódico;
  • assegurar-se da qualidade do material publicado;
  • zelar pela liberdade de expressão de autores e avaliadores, bem como dos demais envolvidos no processo de publicação;
  • prevenir conflitos de interesses, em especial envolvendo interesses comerciais de quaisquer gêneros;
  • publicar, quando necessário, correções, esclarecimentos, erratas ou eventuais desagravos.

 

Direitos dos leitores

Os leitores deve ser informados sempre que uma pesquisa for financiada por qualquer agência de capital público ou privado, em especial em casos que porventura venham a suscitar conflitos de interesse.

 

Responsabilidades e direitos dos autores

Os editores devem se acercar da qualidade do material publicado na revista, reconhecendo que às seções do periódico cabem diferentes formatos de publicação.

A decisão de publicação ou não de um manuscrito neste periódico deve atender somente a critérios de relevância acadêmica, originalidade, clareza e às questões concernentes ao processo de revisão por pares. Os editores devem estar prontos para responder a quaisquer formas de questionamentos acerca deste processo, bem como o periódico deve apresentar de forma clara ao autor a possibilidade de recurso em caso de o manuscrito ser rejeitado pela comissão editorial. Novos editores não devem recorrer de decisões tomadas por editores anteriores, exceto em casos em que sejam identificados graves problemas no processo de tomada de decisão editorial.

 

Responsabilidades e direitos dos avaliadores

Os editores devem fornecer ao corpo de avaliadores todas as orientações necessárias para a execução e realização de suas tarefas. Tais orientações devem ser regularmente atualizadas e devem se referir, na medida do possível, a este termo.

Os editores devem tomar todas as medidas necessárias para assegurar a proteção de identidade dos avaliadores, bem como dos autores, no processo de avaliação cega por pares, a menos que tal processo seja declaradamente aberto a autores e revisores.

 

Diretrizes de conduta

Os editores se comprometem a seguir as diretrizes de conduta expressas neste termo, conforme as seguintes políticas:

 

(a) Debates são encorajados

As críticas aos manuscritos devem ser convincentes e os editores devem abrir espaço aos autores para que respondam aos comentários de seus avaliadores.

 

(b) Proteção a dados privados

Os editores se comprometem a verificar junto a autores e demais envolvidos no processo editorial a correção e proteção de dados referentes à privacidade de terceiros, incluindo-se a relação entre médicos e pacientes, eleitores, ou quaisquer outros dados sigilosos. Em caso de algum leitor identificar falha com relação ao cumprimento desta cláusula, os editores se colocam à disposição para a retirada do conteúdo impróprio, uma vez comprovada sua inadequação.

 

(c) Conflito de interesses

Os editores oferecem aos leitores informações sobre eventuais financiamentos e interesses envolvidos por parte do material publicado. Por esta razão, os autores têm o dever de informar à comissão editorial a respeito da possibilidade de existência de tais conflitos.

 

(d) Suspeição de má fé

Os editores têm plena liberdade para agir em caso de suspeição de má fé sobre conteúdos publicados ou não no periódico.

 

--

This journal adheres to the principles of COPE.

 

Indexadores

 

A Revista Compolítica está atualmente indexada nas seguintes bases de periódicos: