Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou livro ou coletânea.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (DOC ou DOCX) ou RTF e não ultrapassa 2 MB.
  • O texto está em espaço 1.5; usa uma fonte de 12-pontos, times new roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • Remove a identificação de autoria do trabalho e do arquivo na opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega devem ser seguidas.
  • O autor indicou com clareza os eventuais financiadores da pesquisa, públicos ou privados, posicionando-se com honestidade a respeito de possíveis conflitos de interesse decorrentes dos resultados de sua pesquisa, conforme Termo de responsabilidade e conduta para esta publicação.

Diretrizes para Autores

Artigos

A Revista Compolítica é aberta a artigos de  professores e pesquisadores em Comunicação e áreas correlatas. Somente serão aceitos para avaliação artigos em português que tenham entre seus autores um mestre ou um doutor. Informamos também que somente serão aceitas colaborações que forem submetidas pelo sistema digital deste site utilizando o template disponível para download clicando aqui.

Além disso, os autores devem seguir rigorosamente as indicações de formatação do documento a partir das regras que seguem:

  1. Os arquivos devem ser assim nomeados: TÍTULODOARTIGO.doc
  2. Havendo imagens, estas devem ser enviadas em arquivo separado, com definição alta. Os arquivos devem ser nomeados com TÍTULODOARTIGO_imagem1; TÍTULODOARTIGO_imagem2.
  3. Os artigos deverão ter a extensão em torno de 50 mil caracteres (incluindo-se espaços, notas de rodapé, bibliografia e demais informações), entre-linhas 1.5, formato de página A4, fonte Times New Roman, 12 pt.  
  4. Cada proposta de artigo deve incluir: resumo de até 10 linhas em português e inglês com três palavras-chave. 
  5. Notas numeradas devem ser inseridas como notas de rodapé, times new roman, corpo 10, espaçamento simples. 
  6. Os créditos das citações devem ser incluídos no corpo do texto a partir do seguinte modelo de formatação: (Sobrenome, ano de publicação: número da página). 
  7. As referências bibliográficas de vem ser listadas ao final do texto, seguindo as normas da Abnt. 
  8. Citações de até três linhas devem vir entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página. Com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte 11), espaçamento simples, também seguidas do nome do autor, em caixa alta, data e página e sem aspas e sem negrito, itálico ou sublinhado.
  9. Indicar, em nota, se alguma versão do texto já houver sido apresentada em congresso, seminário, simpósio etc. 
  10. Resenhas deverão ter extensão de 10 mil a 15 mil caracteres (sem espaços), segundo o mesmo padrão descrito acima.

Em hipótese alguma o(s) autor(es) pode(m) se identificar. A única identificação da autoria é a que deve constar no cadastro do sistema de submissão de textos à Revista Compolítica.

 

Entrevistas

As entrevistas devem atender ao foco e escopo da Revista Compolítica.

  1. Serão privilegiadas as entrevistas realizadas com estudiosos, pesquisadores e especialistas sobre temas relevantes relacionados às áreas da comunicação, política, sociologia, economia e outras relacionadas.
  2. São estimuladas as entrevistas decorrentes de resultados de investigações e experiências que possam contribuir para os avanços científicos do campo; promover reflexões críticas; abordar complexidades e problemas e ampliar os desafios da pesquisa.
  3. Os arquivos devem ser assim nomeados: ENTREVISTA_TítuloDaEntrevista.doc
  4. A entrevistas devem conter título, da seguinte forma: “A cobertura noticiosa da ditadura chilena [entrevista com Fulano de Tal]”
  5. Também é preciso incluir o título traduzido para o inglês: “News coverage of Chilean dictatorship [Interview with Name Last Name]”
  6. Devem ser redigidas em fonte Times New Roman, corpo 12 pt, espaçamento entre linhas 1,5.
  7. Máximo de 10 páginas (25 mil caracteres com espaço).
  8. A entrevista deve ser apresentada com um texto introdutório sintético contendo: apresentação do entrevistado; contexto e período de realização da entrevista; justificativa da relevância do material para o campo da comunicação política
  9. No caso de entrevistas realizadas em outros idiomas, devem ser enviados dois arquivos (um na língua original e outro com a tradução para o português).
  10. Caso o entrevistador ou o entrevistado faça uso de conceitos de outros autores, estes devem ser referenciados e, se preciso, explicar tal conceito e outras informações em nota de rodapé. 12. Em caso de menção de produção bibliográfica, referenciar com citações no corpo do texto ou em nota de rodapé [no modelo (SOBRENOME, ANO, p.15)], sendo as referências bibliográficas listadas ao final do texto/entrevista, seguindo as normas da ABNT.
Em hipótese alguma o(s) autor(es) pode(m) se identificar. A única identificação da autoria é a que deve constar no cadastro do sistema de submissão de textos à Revista Compolítica.>

 

Resenhas

É estimulado o envio de resenha de obras nacionais ou internacionais que se relacionem com o campo da comunicação política, lançadas recentemente e que ainda não tenham sido resenhadas.

  1. Devem ser redigidas em fonte Times New Roman, corpo 12 pt, espaçamento entre linhas 1,5.
  2. Máximo de 15 mil caracteres com espaço.
  3. Os arquivos devem ser assim nomeados: RESENHA_TítuloDaResenha.doc
  4. No corpo do texto, o título da resenha deve ser acompanhando do nome da obra resenhada, da seguinte maneira: "Turbulência Política: pluralismo caótico, mídias sociais e novas dinâmicas de ação coletiva." Resenha de Political Turbulence: How social media shape collective action, de Helen Margetts, Peter John, Scott Hale & Taha Yasseri
  5. Também é necessário traduzir o título para o inglês.
  6. Ainda que seja uma resenha, por ser publicada em formato de artigo, sugerimos que contenha resumo (em português e inglês) e até cinco palavras-chave (em português e inglês), para que os leitores possam saber do que se trata o material apresentado.
  7. Caso o autor faça uso de conceitos de outros autores, é importante referenciar e, se preciso, explicar tal conceito em nota de rodapé. Em caso de menção de produção bibliográfica (seja pelos autores resenhados ou pelo autor da resenha), adicionar os créditos das citações no corpo do texto ou em nota de rodapé [no modelo (SOBRENOME, ANO, p.15)], sendo as referências bibliográficas listadas ao final do texto/entrevista, seguindo as normas da ABNT.
Em hipótese alguma o(s) autor(es) pode(m) se identificar. A única identificação da autoria é a que deve constar no cadastro do sistema de submissão de textos à Revista Compolítica.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.