O potencial deliberativo de conversações políticas sobre o Projeto de Lei do Ato Médico no Youtube

Autores

  • Francine Altheman Faculdade Cásper Líbero
  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.21878/compolitica.2013.3.1.38

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as possíveis contribuições deliberativas de conversações políticas on-line acerca do Projeto de Lei do Ato Médico, que possui o objetivo de regulamentar a profissão dos médicos no Brasil. Foram analisados comentários postados espontaneamente no YouTube, a partir da veiculação de dois vídeos contra o Projeto de Lei do Ato Médico: o “Ato Médico Não” e “Diga Não ao PL do Ato Médico”. A discussão on-line gerada por esses vídeos nos revela que conversações políticas nas redes sociais podem, potencialmente, garantir a formação de esferas públicas nas quais trocas argumentativas são pautadas pela justificação crítica e racional de pontos de vista, pela revisão de perspectivas; pelo desenvolvimento de capacidades comunicativas e reflexivas e pelo exercício da reciprocidade.

Biografia do Autor

Francine Altheman, Faculdade Cásper Líbero

Mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero. Pesquisadora vinculada ao grupo "Mídia, Instituições e Poder Simbólico" dessa mesma instituição.

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Professor do PPG-Com da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG (Graduação e Pós-Graduaçã).

Downloads

Publicado

2013-05-06

Como Citar

Altheman, F., Martino, L. M. S., & Salgueiro Marques, Ângela C. (2013). O potencial deliberativo de conversações políticas sobre o Projeto de Lei do Ato Médico no Youtube. Compolítica, 3(1), 45–70. https://doi.org/10.21878/compolitica.2013.3.1.38

Edição

Seção

Artigos