Repolitizando a representação: Uma teoria para inciativas digitais em prol dos processos polí­tico-representativos no Brasil

Autores

  • Arthur Ituassu Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro
  • Dilvan Azevedo Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.21878/compolitica.2013.3.2.45

Resumo

O objetivo deste trabalho é sugerir uma estrutura teórica para o desenvolvimento de iniciativas digitais voltadas a contribuir para os processos de mediação da representação política no Brasil. Nesse sentido, são discutidos os problemas em torno da representação, o lugar da representação na teoria contemporânea da democracia, a noção de "representação como comunicação" e as potencialidades que a internet apresenta. Ao fim, sugerimos que iniciativas digitais em prol da representação não devem procurar resolver a natureza paradoxal do sistema representativo e podem ser avaliadas a partir de sua atuação nos campos da informação, participação, deliberação e vinculação política.

Biografia do Autor

Arthur Ituassu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, pesquisador pós-doutorando (PDJ-CNPq) no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), na Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA).

Dilvan Azevedo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Democracia e ao Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), na Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA).

Downloads

Publicado

2013-12-22

Como Citar

Ituassu, A., & Azevedo, D. (2013). Repolitizando a representação: Uma teoria para inciativas digitais em prol dos processos polí­tico-representativos no Brasil. Compolítica, 3(2), 77–106. https://doi.org/10.21878/compolitica.2013.3.2.45

Edição

Seção

Artigos