A CRISE DO SISTEMA REPRESENTATIVO NA ERA DIGITAL
A CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21878/compolitica.2021.11.3.537Palavras-chave:
Ciberdemocracia; Cidadania; Democracia; Institutos DemocráticosResumo
Como as novas tecnologias de informação e comunicação podem colaborar para a consolidação da democracia participativa? Esse é o questionamento que Maurício Gentil Monteiro, em seu novo livro, apresentado nesta resenha crítica, se propõe a responder. Observando a crise que atinge o sistema político representativo, o autor descreve como novos movimentos sociais de militância política e as mobilizações sociais efetuadas por meio da rede mundial de computadores caracterizam a contrademocracia e evidenciam demonstrações de desconfiança nas instituições da democracia liberal. Monteiro defende que não é mais possível avaliar institutos democráticos - eleições periódicas, partidos políticos, liberdade de expressão, direito à informação, liberdades de reunião e de associação - sem que sejam examinadas as suas interfaces com as novas tecnologias de informação e comunicação, ganhando relevo, portanto, uma “ciberdemocracia” que traz como elemento central uma maior autonomia da “esfera pública” em face do poder econômico e do poder político.
Referências
HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia – entre facticidade e validade (tradução Flávio Beno Siebeneichler). 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012.
LÉVY, Pierre. Ciberdemocracia (tradução Alexandre Emílio). Porto Alegre: Instituto Piaget Divisão, 2002.
MACPHERSON, Crawford B. Ascensão e queda da justiça econômica e outros ensaios. (tradução Luiz Alberto Monjardim). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
MONTEIRO, Maurício Gentil. Democracia Participativa e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Desafios e Perspectivas. Curitiba: Editora Appris, 2020. Edição Kindle.
ROSANVALLON, Pierre. Counter-Democracy: Politics in na Age of Distrust. Cambridge UK, 2015, ePub.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.