Democracia, pós-modernidade e imaginário
[entrevista com Michel Maffesoli]
DOI:
https://doi.org/10.21878/compolitica.2024.14.1.671Palavras-chave:
Michel Maffesoli, Democracia, Pós-modernidade, ImaginárioResumo
Entrevista realizada com Michel Maffesoli, um dos mais proeminentes nomes na história do pensamento pós-moderno e da discussão do imaginário. Considerando seu perfil provocador e seus vários estudos sobre as mudanças em curso no estágio que vive a humanidade, perguntou-se a ele sobre questões contemporâneas da política ocidental (como os radicalismos, as notícias falsas e as teorias da conspiração) e também sobre como seu métier teórico se articula em face aos fenômenos atuais.
Referências
MAFFESOLI, Michel. A terra fértil do cotidiano. Revista FAMECOS, v. 15, n. 36, p. 5-9, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4409. Acesso em: 20 abr. 2023.
MAFFESOLI, Michel. A transfiguração do político: A tribalização do mundo. Porto Alegre: Sulina, 1997.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
MAFFESOLI, Michel. Le temps des peurs. Paris: Les éditions du Cerf, 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arthur Freire Simões Pires, Soraya Damásio Bertoncello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.