A "voz feminina" de um Brasil "de cores vívidas" sobre á "face mais amarga da crise". As dimensões políticas do discurso de Dilma Rousseff na 66ª Assembléia Geral da ONU.

Autores

  • Jandré Corrêa Batista
  • Anelize Maximila Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.21878/compolitica.2015.5.2.86

Resumo

O presente trabalho busca identificar as dimensões políticas no discurso da presidente Dilma Rousseff na 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Pela perspectiva da investigação em representações sociais, os resultados apontam três eixos prioritários no discurso de Dilma Rousseff, por meio das identificações de expressões de registro e da construção de um mapa representacional (a consolidação de uma imagem positiva sobre o Brasil, a valorização da mulher e o combate à crise econômica), em sete dimensões discursivas, entre referências diretas e de ancoragem. A abordagem desta pesquisa foi centrada principalmente nos pressupostos de Moscovici (2003), Arruda (2005) e Guareschi e Maya (2000).

Biografia do Autor

Jandré Corrêa Batista

Doutorando em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Técnico em Educação - Jornalista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Comunicação Social pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Anelize Maximila Corrêa

Doutora em Direito pela Universidad de Buenos Aires (UBA), mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e bacharel em Ciências Jurí­dicas e Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora de Direito Internacional e Direitos Humanos das Universidades Católica e Federal de Pelotas (UCPel e UFPel) e doutoranda em Educação pela UFPel.

Downloads

Publicado

2016-01-26

Como Citar

Batista, J. C., & Corrêa, A. M. (2016). A "voz feminina" de um Brasil "de cores vívidas" sobre á "face mais amarga da crise". As dimensões políticas do discurso de Dilma Rousseff na 66ª Assembléia Geral da ONU. Compolítica, 5(2), 51–74. https://doi.org/10.21878/compolitica.2015.5.2.86

Edição

Seção

Artigos