A "voz feminina" de um Brasil "de cores vívidas" sobre á "face mais amarga da crise". As dimensões políticas do discurso de Dilma Rousseff na 66ª Assembléia Geral da ONU.
DOI:
https://doi.org/10.21878/compolitica.2015.5.2.86Resumo
O presente trabalho busca identificar as dimensões políticas no discurso da presidente Dilma Rousseff na 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Pela perspectiva da investigação em representações sociais, os resultados apontam três eixos prioritários no discurso de Dilma Rousseff, por meio das identificações de expressões de registro e da construção de um mapa representacional (a consolidação de uma imagem positiva sobre o Brasil, a valorização da mulher e o combate à crise econômica), em sete dimensões discursivas, entre referências diretas e de ancoragem. A abordagem desta pesquisa foi centrada principalmente nos pressupostos de Moscovici (2003), Arruda (2005) e Guareschi e Maya (2000).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.