As apropriações ativistas em sites de redes sociais: um olhar sobre as dinâmicas da ação coletiva no movimento #forasarney
DOI:
https://doi.org/10.21878/compolitica.2013.3.1.37Abstract
O presente trabalho versa sobre as apropriações do microblog Twitter (twitter.com) para fins ativistas. Para tanto, pretende-se apresentar a análise da intencionalidade (THOMPSON, 2000) das formas simbólicas percebidas nas apropriações do site de rede sociais (BOYD e ELISSON, 2006) no caso #forasarney. A partir da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (2000), o estudo interpreta cinco intencionalidades: convocacional, informacional, divulgacional, retroalimentar e conversacional. As mensagens foram classificadas, a partir da análise categorial da análise de conteúdo de Bardin (2009), interpretadas de acordo com as suas finalidades interpretadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.